Índice deste artigo:

maos-lavando-verduras

Adotar uma dieta rica e diversificada é muito importante para que nossas necessidades diárias de nutrientes sejam supridas. Porém, antes de qualquer coisa, todos devem estar atentos à forma com que esses alimentos são manipulados, pois muitos deles não se encontram em condições adequadas para cozinhar.

Seja no preparo de alimentos de origem animal ou vegetal, algumas recomendações devem ser seguidas a fim de evitar o contato com substâncias que podem fazer mal ao nosso organismo, como impurezas, agrotóxicos e até mesmo bactérias, como a famosa Salmonella sp., que é facilmente encontrada em carnes mal conservadas.

Além disso, a forma como a receita é produzida interfere diretamente no aproveitamento de nutrientes, como vitaminas, fibras e minerais. Sendo assim, é de extrema relevância que todos estejam atentos à manipulação, ao preparo e, posteriormente, à conservação daquilo que vai à nossa mesa.

Para tirar algumas dúvidas sobre como preparar e manipular os alimentos da sua casa, fique ligado nas dicas da professora da Universidade Federal Fluminense, Marcia Barreto, especialista em Farmácia Industrial e Bioquímica de Alimentos.

Publicidade