Índice deste artigo:

bebidas-soja

A soja sempre foi reconhecida por ser uma leguminosa de elevado valor nutricional, além de ser uma alternativa saudável à carne como fonte de proteína. Por essa razão, produtos à base de soja têm sido cada vez mais procurados pela população, especialmente na forma de extratos, bebidas que são muitas vezes combinadas com sucos de frutas e achocolatados.

Quanto ao seu valor nutricional, o extrato de soja destaca-se pelo conteúdo e a qualidade de proteínas, de lipídios e de minerais, como manganês, magnésio, fósforo, zinco, potássio, ferro e cálcio, além de apresentar algumas vitaminas do complexo B. Atualmente, têm sido consideradas importantes algumas substâncias que não são propriamente nutrientes, mas que podem trazer benefícios, como é o caso das isoflavonas, oligossacarídeos e saponinas.

"As proteínas do extrato de soja são de elevado valor biológico, ou seja, o organismo aproveita esse nutriente com bastante eficiência. As gorduras predominantes são as poli-insaturadas e monoinsaturadas, que não estão relacionadas à obstrução das artérias", destaca a engenheira agrônoma e doutora em Tecnologia de Alimentos Rosane da Silva.

A especialista ressalta ainda a importância das isoflavonas, que por sua vez são bastante estudadas, pois parecem estar relacionadas à redução do risco da ocorrência de algumas enfermidades, como alguns tipos de câncer hormônio-dependente (mama e ovário), doenças cardiovasculares e redução dos sintomas da pós-menopausa (como calores).

Saiba um pouco mais sobre as bebidas de soja e como elas podem ajudar algumas pessoas a ter uma dieta mais saudável.

Publicidade