Índice deste artigo:

dieta dukanA dieta Dukan, também conhecida como dieta francesa ou dieta protal, foi criada por um médico francês chamado Dr. Pierre Dukan, há mais de uma década. O regime, bastante nutritivo, ficou conhecido após o lançamento do livro “Eu não consigo emagrecer”. Porém foi com o alvoroço que envolveu o casamento do príncipe William que essa dieta ficou famosa.

 

A noiva de William, agora duquesa de Cambridge, Kate Middleton, segundo o que foi divulgado pela imprensa britânica e depois pela mundial, tornou-se adepta da dieta Dukan poucos meses antes do tão aguardado matrimônio. A nutricionista Isabela Leão explica os malefícios e benefícios dessa dieta.

Quatro fases marcam as etapas da dieta Dukan: uma de "ataque", em que só se pode ingerir alimentos proteicos (carnes e laticínios magros, frutos do mar, frango sem pele e iogurte, por exemplo) e que dura no máximo dez dias; na segunda fase, são introduzidos legumes e verduras na alimentação (mas nada de milho, arroz, ervilhas e batata) até chegar ao peso desejado. A terceira etapa, chamada de "transição", consiste em manter o peso, repetindo o cardápio da fase anterior, e dá direito a uma fruta por dia e duas refeições livres por semana – que pode ser um doce ou fritura, por exemplo. Na quarta fase, a de manutenção, nada é proibido, desde que com bom-senso, e é necessário repetir a primeira fase uma vez por semana, sempre às quintas-feiras. Em todas as etapas, o médico sugere a ingestão de ao menos 1,5 litro de líquido – além de água, pode-se tomar chá e café – e de 1,5 colher de farelo de aveia diariamente.

Publicidade