Índice deste artigo:

mulher-correndo-em-pista-de-corrida

Você já ouviu falar em pubalgia? Mais conhecida como "dor no púbis", a pubalgia é o termo utilizado para as queixas de dor na região da virilha ou na junção dos dois ossos da bacia, chama de sínfise púbica.

Segundo o ortopedista Moisés Cohen, trata-se de um processo inflamatório decorrente de tendinopatias ou tendinites na musculatura que se origina nesta região do púbis, como também de processos degenerativos (desgaste) desta articulação. Muitos atletas são acometidos por este problema, principalmente os atletas de tênis, corredores, jogadores de futebol, entre outros. "As principais causas estão relacionadas à sobrecarga decorrente da prática esportiva, ou seja, excessos nos treinos, grande número de jogos num curto espaço de tempo, associado ao déficit do fortalecimento e alongamento muscular. Em alguns poucos casos pode estar relacionado aos traumas na região", explica o especialista.

A principal queixa é a dor que acomete a região inguinal (virilha) ou púbica (junção dos dois ossos da bacia), desencadeada pela atividade (no início do quadro), com irradiação para a região abdominal, inguinal ou genital. Com a progressão do quadro, a dor torna-se constante e presente até mesmo nas atividades da vida diária. Além da dor o atleta pode relatar uma diminuição da força, dificuldade para andar e consequentemente queda na performance.

Publicidade