Índice deste artigo:

mulher-correndo-pista

Você alguma vez já ouviu falar nos dilatadores nasais? Esses dispositivos, frequentemente usados por atletas de alto rendimento, como jogadores profissionais de futebol e corredores, auxiliam a manter as narinas abertas durante a respiração, aumentando o fluxo de ar inspirado.

"Alguns pacientes, ao respirar fortemente pelo nariz, apresentam uma diminuição na abertura das narinas (válvula nasal), que pode restringir a entrada de ar nos pulmões. Dessa forma, os dilatadores têm a finalidade de evitar esse fechamento", explica o especialista em Ortodontia e Ortopedia Maxilar, Nelson Rossi.

Além de facilitar a respiração de atletas, os dilatadores nasais têm sido utilizados por muitas pessoas com outra finalidade: a de melhorar a respiração durante o sono. No entanto, há controvérsia quanto aos efeitos positivos desses produtos na melhora do ronco e da apneia do sono, que são distúrbios relacionados à perda da qualidade do sono e que podem levar a consequências nocivas para a saúde.

"Na maior parte das vezes, entretanto, o ronco e a apneia não são causados pela pouca dilatação do nariz e a maioria dos estudos indica que os dilatadores não têm efetividade comprovada para melhorar a qualidade do sono", ressalta Nelson.

Apesar de muitos atletas afirmarem que se sentem melhor com o uso dos dilatadores durante a prática da atividade física, não há estudos na área da fisiologia do esporte que comprovem um substancial ganho de rendimento. Ainda assim, eles podem ser usados, principalmente por praticantes de atividades aeróbicas, para respirar melhor durante o exercício.

Publicidade