Índice deste artigo:

mulher-academia-zumba

Você já ouviu falar em zumba? Ela tem sido considerada uma verdadeira "febre" nas academias do Brasil e é conhecida como um sistema de ginástica que incorpora movimentos aeróbicos já conhecidos a outros provenientes de diversos ritmos de música e dança, mais especificamente as coreografias latinas, como a salsa e o merengue.

"A zumba traz aspectos lúdicos da dança aliados ao treinamento da ginástica, que melhora a capacidade aeróbica, esculpe e tonifica o corpo inteiro por meio de movimentos dinâmicos, fáceis e empolgantes", afirma o professor de Educação Física e personal trainer, Deimersom Frazão.

Originalmente, a zumba foi idealizada e desenvolvida pelo colombiano Beto Perez. Em um dia normal, dando as suas aulas de ginástica aeróbica, ele percebeu que tinha esquecido as músicas utilizadas para uma sessão. Nesse momento, ao perceber que apenas as músicas das aulas de salsa estavam com ele, surgiu a ideia de fazer uma aula com movimentos oriundos da dança latina.

De acordo com Deimersom, existem quatro características que norteiam o trabalho dos professores de zumba: a diversão dos praticantes, a diferença em relação a outras atividades tradicionais, a facilidade em se praticar e a eficácia dos exercícios, que tonificam o corpo e fazem com que seja possível alcançar qualquer meta de ginástica desejada.

"Uma das características que mais diferem uma aula de zumba de outras atividades aeróbicas é a alegria e a descontração proporcionadas por músicas empolgantes e movimentos fáceis de acompanhar, trabalhando o corpo e relaxando a mente de seus praticantes", ressalta o personal trainer.

Publicidade