Índice deste artigo:

Conheça alguns efeitos dos exames radiológicos no corpo humano

O diagnóstico preciso por meio de exames, de acordo com grande parte dos profissionais da medicina, é de extrema importância na escolha do melhor tratamento para determinadas doenças. Nesse caso, os exames radiológicos assumem papel relevante, principalmente pela eficiência e velocidade dos resultados oferecidos, que atendem às necessidades e demandas médicas.

Apesar desses benefícios, os exames radiológicos também possuem restrições e só devem ser indicados após avaliação médica, principalmente no que diz respeito a indivíduos mais jovens, que são mais sensíveis à radiação. Saiba mais sobre essa e outras peculiaridades na entrevista com a Dra. Kellen Daros, física do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.

 

Quais são alguns dos principais exames radiológicos e em quais situações eles devem ser feitos?

Existem muitos tipos de exames radiológicos. Todos eles são importantes e estão relacionados à necessidade clínica do paciente, que é avaliada, exclusivamente, pelo médico que solicitou o exame.

Todavia, no mundo inteiro, os exames radiológicos mais solicitados são os decorrentes dos atendimentos emergenciais, como os raios X de tórax, seios da face, extremidades, coluna e alguns tipos de tomografias computadorizadas. Isso ocorre devido às características desse tipo de atendimento e ao benefício do diagnóstico precoce de patologias investigadas. Com eles, é possível a rápida intervenção clínica para promoção da cura ou controle da doença, logo no seu início.

Apesar de não ser de âmbito emergencial, um importante exame radiológico é a mamografia. Todas as mulheres devem procurar um médico para solicitar orientações relativas à necessidade de realização, ou não, da sua mamografia. Segundo o Instituto Nacional de Controle de Câncer (INCA), a taxa de mortalidade por câncer de mama, no Brasil, é alta devido ao seu diagnóstico tardio. O INCA estima que, neste ano, ocorrerão por volta de 52.000 novos casos, em todo o país*. Preocupado com esse tema, no último mês de março, o Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a Portaria 531, com o objetivo de garantir a qualidade de imagens mamográficas oferecida para a população em serviços públicos e privados.

 

*http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama

Publicidade