Índice deste artigo:

senhor-consulta-medico

O governo decidiu suspender nesta terça-feira (10) a venda de 268 planos de saúde administrados por 37 operadoras. A medida, anunciada ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi tomada devido ao desrespeito aos prazos máximos de atendimento aos usuários e contempla a Resolução Normativa 259, da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Válida a partir da próxima sexta-feira (13), a proibição da ANS tem como objetivo uma melhora no tratamento do usuário dos planos de saúde e não irá prejudicar o consumidor, segundo Padilha. O ministro ressaltou ainda que as operadoras terão até três meses para se adequar aos prazos para cada especialidade médica, quando serão novamente avaliadas. Caso os problemas sejam resolvidos durante o período, a proibição pode ser revogada.

De acordo com o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin, a lista das operadoras punidas foi estabelecida a partir do número de reclamações nos últimos anos e corresponde a apenas 7% do total. Ainda segundo ele, as empresas que não respeitarem a proibição e continuarem com a venda serão multadas.

Publicidade