Índice deste artigo:

medico-caneta-exame

Os exames de ressonância magnética e de tomografia são alguns dos mais realizados no diagnóstico de algumas condições patológicas. Apesar de serem considerados exames seguros e bastante precisos, uma fatalidade envolvendo esse tipo de diagnóstico chamou a atenção da sociedade brasileira no último mês de janeiro.

Na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, três pessoas com idade entre 25 e 39 anos morreram após sofrerem uma parada cardiorrespiratória. O ocorrido se deu minutos após os pacientes passarem por exames de ressonância, que utilizam a substância "meio de contraste" e que seria uma das suspeitas de ter causado as mortes. No entanto, ainda há uma investigação que irá apurar os reais motivos das mortes.

"Nos exames de radiodiagnóstico as imagens estão na chamada Escala de Cinza, que vai do branco ao preto, passando por tons de cinza diferentes. Basicamente, os meios de contraste são usados para aumentar a diferença entre os tecidos e permitir uma melhor visualização dos órgãos do corpo, aumentando a sensibilidade dos métodos de imagens médicas", explica o diretor dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Dr. Homero José de Farias e Melo.

Ainda segundo o Dr. Homero, os diferentes métodos de imagem exigem meios de contraste específicos, com propriedades físicas e químicas totalmente diferentes. No caso da ressonância magnética, por exemplo, os meios de contraste são baseados no gadolínio, enquanto na tomografia computadorizada os meios de contraste são baseados no iodo.

Conheça um pouco mais sobre os exames de ressonância e tomografia, seus procedimentos e saiba por que eles são tão importantes no diagnóstico de doenças na entrevista completa com o especialista em operação de equipamentos desta natureza.

Publicidade