Índice deste artigo:

FimoseO Dr. Flávio de Oliveira Pileggi explica abaixo o que é a fimose, uma doença que atinge o homem, além de falar sobre a prevenção, sintomas e tratamento. Confira a seguir!

  

O que é

Fimose é uma patologia caracterizada pela presença de um anel fibroso, conhecido como anel fimótico, no prepúcio (pele que recobre a extremidade distal do pênis), impedindo a abertura do mesmo e assim não permitindo a exposição da glande.

 

Os bebês e as crianças podem ter fimose?

Todos os bebês do sexo masculino nascem com a chamada fimose fisiológica, resultante do acolamento prepucial, acolamento esse que se desfaz naturalmente com o crescimento e desenvolvimento do bebê, ao redor do terceiro ou quarto ano de vida. Já as crianças maiores, em decorrência de pequenos traumatismos no prepúcio, acabam por desenvolver o que conhecemos como fimose verdadeira.

 

É possível prevenir?

A prevenção da fimose se faz com a correta orientação materna na higiene do prepúcio, pois a mesma deve ser feita de maneira delicada e sem causar fissuras no prepúcio. Julgo que a tentativa de uma abertura forçada do prepúcio deva ser iniciada ao redor do segundo ano de vida.

Publicidade