Índice deste artigo:

dor de cabeça em salvasO que é e o que causa?

Dor de cabeça em salvas é um dos tipos de dor de cabeça primária, isto é, ela própria é a doença e o sintoma. Sua prevalência é baixa, da ordem de 0,01 a 0,4% de todas as cefaleias primárias, e acomete mais homens do que mulheres em uma proporção de 15 para 1.

Embora não se conheça ao certo a causa da cefaleia em salvas (CS), aceita-se hoje que seja decorrente de uma disfunção no hipotálamo, área responsável, entre outras funções, pela ciclagem dos ritmos de sono e vigília. A fisiopatologia – ou mecanismos envolvidos – relaciona-se a um edema importante, durante as crises, da artéria oftálmica quando a mesma transita na vizinhança do seio cavernoso, o que explica a prevalência maior de localização da dor dentro do olho.

 

É sinal de alguma doença?

Quando a CS é primária, não. No entanto, há quadros de CS que são secundários a diversas patologias que devem ser excluídas quando o médico avalia o paciente. Um exemplo é o tumor do ápice pulmonar, que, por irritação de núcleos simpáticos e parassimpáticos, provoca um quadro semelhante ao da CS primária.

Publicidade