Índice deste artigo:

mulher-comida-mao-na-cabea

Quais alimentos causam alergias com frequência?

As variações dos alimentos dependem um pouco dos hábitos alimentares e da genética. Apesar de a gente comer milhares de coisas ao longo da vida, seis ou sete alimentos são responsáveis por 80% a 90% das alergias alimentares. Para crianças, por exemplo, o leite e o ovo são os campeões de alergia, mas tem também o trigo, a soja. Depois, vêm os crustáceos e as castanhas. Na população adulta, você tem uma variabilidade um pouco maior. Nessa escala, o leite e o ovo perdem um pouco a sua importância e dão lugar aos crustáceos, às castanhas e algumas frutas regionais. O leite e o ovo vêm depois.

 

A pessoa já nasce com essa alergia ou desenvolve com o tempo?

As crises são genéticas, a pessoa já nasce com ela. Aí vão depender também dos contatos com os alimentos ao longo da vida e dos agravos. Por exemplo, pacientes que não receberam o aleitamento materno ou com algum agravo intestinal podem ter uma chance maior. Esses são fatores de risco que aumentam essa possibilidade.

 

Quais os primeiros sintomas de um alérgico?

Os sintomas mais frequentes são na pele (coceiras, inchaços) ou gastrointestinais (vômitos, diarreia). No entanto, pode acontecer também a anafilaxia, que é a reação alérgica que pode levar à morte.

 

Na primeira ingestão algo de diferente já é notado?

Em geral, é necessária a sensibilização, que são os contatos sob sequência. Às vezes, esse primeiro contato não foi pela ingestão, mas talvez pela inalação, pelo contato com a pele. Apesar de você precisar de uma sensibilização, a alergia pode acontecer no primeiro contato.

Publicidade