Índice deste artigo:

Menstruação após a menopausaO que é a perimenopausa e a menopausa?

A menopausa é definida como a última menstruação da vida daquela mulher. Trata-se de um diagnóstico retroativo, feito um ano após a cessão das menstruações. Popularmente, diz-se que a menopausa são as alterações relacionadas à deprivação hormonal. Essa definição não está correta. O período da vida da mulher em que essas alterações ocorrem é chamado de climatério ou perimenopausa.

Os períodos menstruais das mulheres na menopausa param de uma vez?

Na perimenopausa em geral ocorrem alterações menstruais, como ciclos inicialmente mais curtos e mais intensos, seguidos por ciclos mais longos (a cada 2, 3 meses), mas também com fluxo mais intenso. A menstruação vai ficando cada vez mais espaçada, até que ocorre a menopausa.

 

Por que pode acontecer da mulher ter sangramentos após a menopausa?

O sangramento pós-menopausa tem diversas causas. Nessa situação, o ginecologista deve ser sempre consultado e a paciente minuciosamente avaliada. A origem do sangramento pode ser extragenital, como em uma infecção urinária, ou proveniente da vulva, vagina, colo do útero e útero propriamente dito. Quando o sangramento tem sua origem no corpo do útero, as causas mais prevalentes são os pólipos endometriais e a atrofia do endométrio (camada interna do útero). Apesar de menos prevalentes que as condições anteriores, devemos afastar as neoplasias de útero. Portanto, é fundamental a distinção da origem do sangramento e fator causal do mesmo.

Publicidade