Índice deste artigo:

mulher-com-toalha-na-cabeca

A menopausa é normalmente associada às mulheres com mais de 40 anos, certo? Mas você sabia que ela pode acontecer precocemente?

Mas antes de tudo, o ginecologista e especialista em reprodução humana explica o que de fato é a menopausa. Segundo ele, esse é um termo usado muitas vezes erroneamente pelas pessoas. "Normalmente as pessoas acham que a menopausa é o período em que a mulher se encontra após a pausa da menstruação, mas esse período é chamado de climatério. A menopausa em si é definida como o evento caracterizado pela última menstruação na vida da mulher", explica ela.

O climatério, então, representa o término da capacidade reprodutiva feminina, correspondente à falência ovariana, com alterações hormonais importantes que costumam ocorrer dos 40 aos 55 anos.

No entanto, em algumas mulheres, ela pode ocorrer antes dos 40 anos, o que é chamado de menopausa precoce ou falência ovariana prematura. Segundo Ricardo, ela não é comum, acontece em aproximadamente 1% das mulheres abaixo dos 40 anos, sendo muito rara antes dos 30 anos (0,1%) e dos 20 anos (0,01%).

Publicidade