Índice deste artigo:

Falta de memória na terceira idade

Esquecer onde estacionou o carro, esquecer a chave ou o nome de alguém. Coisas normais, certo? Quando acontecem com pessoas da terceira idade então, mais normais ainda? Errado. Perda de memória na terceira idade pode até não significar nada grave, e ser algo corriqueiro, como acontece em pessoas de qualquer idade, porém ela deve ser observada, porque também pode significar vários problemas.

Perda da memória na terceira idade é frequente, mas isso não significa que seja normal. Segundo o médico especialista em geriatria e gerontologia, Dr. Norton Sayeg, as pessoas erroneamente acham que isso é normal, e por isso não vão atrás de tratamento, mas ele existe. "Esse não é um problema insolúvel, conseguimos reverter com tratamento cerca de 30% dos casos de falta de memória", explica ele.

Quando o esquecimento passa a interferir no cotidiano da pessoa, e até mesmo na segurança dela, já que vários idosos relatam que começam a cozinhar e depois esquecem o fogo aceso, por exemplo, é hora de procurar um médico especialista. "A falta de memória pode ser um sintoma de várias doenças, como Alzheimer, depressão, efeito colateral de medicamentos, especialmente os calmantes e 'pílulas para dormir', problemas endócrinos etc., e por isso, quanto antes for diagnosticado, maiores as chances de cura", diz ele.

Publicidade