Índice deste artigo:

gravida-segurando-a-barriga-gravida

Enquanto alguns casais têm o sonho de ter filhos gêmeos, outros ficam arrepiados só de pensar em cuidar de duas ou mais crianças ao mesmo tempo. Mas não são só os cuidados com os bebês que aumentam, a gravidez múltipla também exige cuidados redobrados durante a gestação, por isso, é importante ficar atento a alguns cuidados.

O ginecologista e médico assistente corresponsável pelo setor de gemelaridade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Wagner Rodrigues Hernandez, explica que existem duas maneiras para que a gravidez múltipla ocorra. Dois ou mais óvulos fecundados por diferentes espermatozoides, originando dois ou mais gêmeos geneticamente distintos, ou um embrião gerado por um óvulo e um espermatozoide que se divide espontaneamente, originando dois ou mais embriões geneticamente idênticos.

Geralmente o diagnóstico ultrassonográfico pode ser feito precocemente ao redor de 6 semanas de gestação pela visualização de dois embriões ou dois sacos gestacionais (cavidade em que se desenvolvem os embriões).

Publicidade