Índice deste artigo:

mulher-dor-cabeca

Você sabe diferenciar uma simples cefaleia (dor de cabeça) de uma enxaqueca? Essa é uma dúvida comum para muitas pessoas que sofrem com alguns episódios de dores durante o ano e que não sabem se estão adotando as medidas corretas para preveni-las e para tratá-las.

"A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça de localização unilateral, pulsátil, de intensidade moderada ou forte, acompanhada de náuseas ou vômitos, fotofobia e fonofobia, enquanto outros tipos de cefaleia apresentam características de dor lancinante, de pressão ou peso, contínua e geralmente difusa", explica o médico e responsável pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia do Hospital Municipal de São José dos Campos (SP), Oscar César Pires.

Conhecida pelo seu caráter genético e por acometer tanto homens quanto mulheres, na proporção aproximada de três mulheres para cada homem, a enxaqueca caracteriza-se por crises de dor pulsátil unilateral intensa, com duração de 2 a 72 horas quando não tratadas ou tratadas de forma inadequada.

"As crises são agravadas por atividade física e acompanhadas de náuseas e vômitos. Além disso, ocorre também a fotofobia, que é o agravamento à exposição de luz, a fonofobia, agravamento relacionado aos sons, e a osmofobia, que é uma piora no quadro devido à exposição de certos odores", destaca o médico.

Publicidade