Índice deste artigo:

bebendo-agua-garrafa

Uma recente reportagem chocou muitos brasileiros que acreditam que a água potável é um bem garantido a todos. Em uma série de depoimentos gravados, foi possível provar uma série de irregularidades no transporte e no armazenamento da água em regiões de chuvas escassas e com dificuldades de abastecimento, como no sertão nordestino.

Diferentemente do que muitos pensam, a disponibilidade de água doce no mundo é pequena na comparação com toda a água existente nos oceanos, nos rios e nas águas subterrâneas. A água doce passa pelo ciclo hidrológico e a quantidade de água que existia há milhares de anos é a mesma de hoje, ou seja, a água da chuva vai escoar ou infiltrar no solo e depois evaporar, formando nuvens e outras chuvas.

"Nem toda água doce é potável. Ela precisa de tratamentos específicos para que possamos consumi-la. Toda água, por passar pelo ciclo hidrológico, está sujeita a diversas vias de poluição, tem características diferentes e pode carregar algum tipo de contaminação nos caminhos que passa até chegar a nós", explica Josiane Queiroz, especialista em Engenharia Sanitária.

Por definição, água potável é aquela que está conforme os critérios de potabilidade estipulados pela legislação e que estão relacionados com a qualidade microbiológica, física e química da água. Os parâmetros podem ser consultados na Portaria do Ministério da Saúde n° 2.914, de 12/12/2011.

Atualmente, existe o Decreto Presidencial n° 5.440, de 04/05/2005, um importante canal de informação ao consumidor. Tal decreto estabelece que, na conta de água, devem ser apresentados, pela empresa que trata a água do abastecimento público, alguns resultados dos parâmetros de qualidade da água que sai das estações de tratamento para as nossas torneiras.

"Acesso à água de qualidade é um direito humano reconhecido pela Organização das Nações Unidas. Devemos estar atentos sobre aquilo que recebemos em nossas torneiras, além de buscar participar das decisões sobre recursos financeiros e técnicos na área de abastecimento de água pelo poder público para que não precisemos usar fontes alternativas para consumo, como as águas comercializadas em embalagens", destaca Josiane.

Saiba mais sobre a importância de ter água potável e de qualidade para consumo na entrevista completa com a especialista.

Publicidade