Índice deste artigo:

olhos-lagrimas

O uso dos colírios sempre foi considerado a principal alternativa para o alívio de sintomas de alguns problemas oculares, entre eles a Síndrome do Olho Seco, doença da superfície ocular e das lágrimas que causa desconforto e alterações visuais.

"A síndrome pode variar de grau leve ou moderado a grave e exigir cirurgia, dependendo da gravidade. Ela tem como principais causas a Síndrome de Sjögren, queimaduras oculares, diabetes, uso de medicações (antialérgicos, antidepressivos), uso de lentes de contato e alterações palpebrais", explica a médica oftalmologista Raquel Coelho.

Além dos colírios, uma outra opção tem sido cada vez mais indicada para queixas de irritação ocular, alívio de sintoma de conjuntivites, ceratites (inflamação da córnea) e a já citada Síndrome do Olho Seco. É a lágrima artificial, uma medicação muito semelhante ao colírio e que pode ser usada na forma líquida ou gel.

"A lágrima artificial é uma medicação usada com o intuito de substituir a lágrima do paciente. Ela umidifica a superfície ocular e aumenta o tempo de contato da lágrima com o olho", afirma Raquel.

Publicidade