Índice deste artigo:

homem-deitado-na-beira-do-mar

O verão, todos sabem, é uma época de forte calor. O que nem todos sabem, entretanto, é que este calor, em excesso, pode agravar ou desencadear alguns problemas neurológicos, por isso é preciso tomar alguns cuidados. 

Quem nunca teve dor de cabeça? São poucos os privilegiados nesta situação, uma vez que se estima que 9 em cada 10 pessoas terão, pelo menos, 1 episódio de cefaleia na vida. Entre eles, a enxaqueca é o mais comum. Neste sentido, o verão pode ser um fator desencadeante ou até agravante de crises. O calor favorece a desidratação, a hipoglicemia, altera a pressão e os batimentos cardíacos. Por isto, enxaquecosos ou portadores de cefaleia crônica precisam ter cuidado redobrado nesta época do ano, hidratando-se muito, procurando lugares mais frescos, na sombra, ingerindo alimentos leves e ricos em água, bebendo bastante líquidos ou isotônicos.

O sono também pode ser prejudicado no verão, principalmente na mudança do fuso horário, quando o relógio é antecipado em 1 hora. Muitas pessoas têm um ritmo biológico que se altera bastante com pequenas mudanças do ciclo sono-vigília. E alteração de sono, por sua vez, é mais um fator que desencadeia cefaleias, como vimos acima.

Publicidade