Índice deste artigo:

homem-dormindo-com-travesseiros

Problemas de sono interferem na qualidade de vida e estão entre as principais causas de baixa produtividade. Dentre eles, a insônia é o principal e caracteriza-se por uma dificuldade para iniciar ou manter o sono, desde que existam condições ideais para dormir.

Fatores externos, como excesso de ruídos, de iluminação, muito calor ou muito frio, podem causar a insônia. Fatores psicológicos também podem comprometer o sono, como preocupação e estresse. Má alimentação, consumo de álcool e/ou café antes de dormir e excesso de peso também atrapalham o sono. Além disso, uma série de doenças clínicas (relacionadas à tireoide, ao coração, pulmão) mas principalmente as neuropsiquiátricas podem levar à insônia (ansiedade, depressão, doenças neurológicas).

A insônia pode causar sonolência excessiva diurna, mau humor, fadiga, falta de atenção, dificuldade para retenção de informações novas, queda de produtividade, entre outros. Outro problema menos conhecido e relacionado à insônia seria o de alterar o sistema imunológico, pois a privação de sono pode interferir na resposta de um indivíduo de formar anticorpos após a aplicação de uma vacina.

Ela passa a ser um problema mais sério quando há impacto significativo nas atividades de vida diária, interferindo no funcionamento do indivíduo, alterando o seu humor e levando à sonolência excessiva diurna.

Ela ocorre mais em mulheres e tende a piorar com a idade, sendo muito comum após os 50 anos.

Publicidade