Índice deste artigo:

Saiba mais sobre fisioterapia oncológica

A fisioterapia oncológica é uma especialidade da fisioterapia que presta atendimento a pacientes com câncer nas fases do pré-operatório e pós-operatório, tendo como objetivo principal a qualidade de vida do paciente. Os benefícios são muitos: redução ou desaparecimento de dor, recuperação da capacidade cardiorrespiratória, ganho de fortalecimento muscular, melhora nos sintomas de fadiga oncológica, redução de aderências, queimaduras e endurecimento da pele, melhora na qualidade de cicatrizes, melhora nos efeitos colaterais dos tratamentos em radioterapia e quimioterapia e relaxamento físico e emocional.

Os locais mais comuns de câncer são: cabeça e pescoço (cânceres de garganta, boca e língua), parte abdominal alta (fígado, intestino, pâncreas, estômago), tórax (mama, pulmões, esôfago) e cérebro.

A principal meta da fisioterapia em oncologia é mostrar ao paciente a necessidade de retomar as atividades diárias e oferecer e ele condições para isso. "É uma preocupação sistêmica e não focal, ou seja, não se preocupa apenas com o local afetado pelo câncer, mas com a repercussão em todo o organismo da pessoa, além de sua autoestima e qualidade de vida", explica a fisioterapeuta especialista em fisioterapia oncológica Regina Helena Cruz.

Publicidade