Índice deste artigo:

Álcool ajuda o cérebro a formar memórias subconscientes, diz novo estudoA exposição repetida de etanol aumenta a plasticidade sináptica em uma área do cérebro


Beber álcool prepara certas áreas do nosso cérebro para aprender a lembrar melhor, diz um novo estudo do Centro de Waggoner para Pesquisas de Álcool e Toxicodependência da Universidade de Texas, em Austin, Estados Unidos.

Segundo o neurobiólogo Hitoshi Morikawa, a opinião comum de que beber é ruim para o aprendizado e a memória não é errada, mas destaca apenas um lado do que o consumo de etanol causa para o cérebro.

“Normalmente, quando falamos de aprendizagem e memória, estamos falando de memória consciente”, diz Morikawa, cujo estudo foi publicado no mês passado no The Journal of Neuroscience. “O álcool diminui a nossa capacidade de guardar algumas informações básicas como o nome de alguém, a definição de uma palavra ou até mesmo onde você estacionou seu carro. Mas nosso subconsciente está aprendendo e lembrando também, e o álcool pode na verdade aumentar a capacidade de aprender nestas condições”, explica.

O estudo de Morikawa, que concluiu que a exposição repetida de etanol aumenta a plasticidade sináptica em uma área-chave do cérebro, é mais uma prova para um consenso da comunidade neurocientífica de que o vício em drogas e álcool é fundamentalmente um distúrbio de aprendizagem e memória.

Publicidade