Índice deste artigo:

carne de avestruzA cultura da África do Sul tem se destacado e aparecido em vários meios de comunicação pela diversidade e curiosidades. A culinária chama a atenção por ter a carne de avestruz como um dos alimentos mais consumidos daquela região, que é sede dos jogos e tem milhares de turistas do mundo todo em sua região, que devem estar provando essa e outras iguarias regionais. Mas será que é preciso ir até lá para provar pratos feitos com a carne de avestruz? Por que consumir essa carne? Pode trazer algum tipo de benefício a quem consumir?

Quem ajuda a responder a essas e outras perguntas sobre a carne de avestruz é o chef Everaldo Molina Gil, sommelier e professor do IGA – Instituto Gastronômico de Campinas –, que realizou, na tenda gastronômica da segunda edição do Festival Internacional de Literatura de Campinas, receitas que tiveram como ingrediente especial a carne de avestruz. “Quero mostrar que a carne de avestruz, essa maravilha da gastronomia, pode e deve estar presente no nosso dia a dia. É necessário variar e quebrar paradigmas”, afirma o chef.

A carne de avestruz é a carne vermelha mais magra disponível no mercado, segundo o especialista. Além de baixo valor calórico, o alimento possui características saudáveis, como, por exemplo, alto teor de ferro, alto teor de ômega 6, apenas 1% de gordura e baixa taxa de colesterol. É 66% mais magra que a carne bovina e tem três vezes menos colesterol do que o frango ou peru, sendo uma escolha saudável para quem quer manter o peso. “É uma carne leve, mais suculenta e mais macia que o próprio filé- mignon”, conta Everaldo.

 

Publicidade