Índice deste artigo:

Dúvida do leitor: quais os riscos de alimentos com agrotóxicos?

A presença de agrotóxicos e conservantes em alimentos é um assunto que gera dúvidas por parte de muitos consumidores, principalmente pelos riscos que esses produtos podem oferecer. Segundo informações da Anvisa, os agrotóxicos são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade e que podem causar problemas neurológicos, reprodutivos, hormonais e até mesmo contribuir para o surgimento do câncer.

Por isso, uma boa alternativa pode ser a alimentação orgânica, que utiliza apenas técnicas de cultivo com recursos naturais e sustentáveis, preservando o alimento mais natural, saudável e ecologicamente correto.

Para esclarecer alguns questionamentos sobre o assunto, como os enviados pelo leitor do Idmed José Vicente Andrade, convidamos a nutricionista Mariana Fantini, que dá algumas dicas de como eliminar o excesso de agrotóxicos e outros esclarecimentos.

 

Existe alguma forma de se eliminar grande parte dos pesticidas aplicados em frutas, legumes e verduras?

É possível eliminar o excesso de agrotóxicos, mas totalmente não. Isso se deve ao fato de que os pesticidas atravessam a casca do alimento. As formas de higienização dos alimentos, tanto para eliminar o excesso de pesticidas como para garantir a eliminação de micro-organismos, são:

1- Escolher folha a folha ou fruta ou legume, retirando os estragados;

2- Lavar folha por folha ou fruta ou legume em água corrente, tirando sujidades com as mãos;

3- Após esses procedimentos, utilizar Solução com Hipoclorito de Sódio ou Água Sanitária;

4- Colocar uma colher de sopa do produto em um litro de água e deixar o alimento submerso por dez minutos;

5- Enxaguar os alimentos em água corrente, um a um, e deixar secar naturalmente.

Não recomendo o uso de vinagre, pois não é comprovado que seja tão eficaz.

Publicidade