Índice deste artigo:

alimentacao-disbiose-intestinal

Problemas intestinais são comuns na população em geral, mas você sabe o que é disbiose intestinal? Acompanhe a entrevista da nutricionista Ana Carolina Morais de Nascimento e saiba tudo sobre a doença, que você pode ter e não saber.


O que é disbiose intestinal?

Nosso organismo é composto de aproximadamente 100 trilhões de bactérias, sendo cerca de 400 espécies diferentes vivendo de certa maneira harmonicamente, compondo assim nossa microbiota intestinal, popularmente conhecida como flora bacteriana. Vários desses micro-organismos podem provocar doenças, mas sua presença é controlada por bactérias benéficas ao organismo, dentre elas lactobacillus, bifidobacterium, etc. Nós propiciamos a essas bactérias abrigo e alimento, e elas nos recompensam com diversas funções de grande importância em nosso corpo, como a produção de algumas vitaminas, digestão de alimentos e o controle do crescimento de micro-organismos patogênicos com consequente participação no processo de defesa do nosso corpo contra micro-organismos invasores.

Situações de alimentação inadequada, utilização indiscriminada de alguns medicamentos, stress e o envelhecimento são fatores propícios para a promoção do desequilíbrio da microbiota intestinal, ou seja, as bactérias benéficas que compõem nossa flora intestinal ficam diminuídas em relação às bactérias patogênicas (maléficas), causando assim uma situação desfavorável ao nosso organismo, alterando nossa camada de defesa intestinal, propiciando a migração de bactérias maléficas ou toxinas diversas do intestino para o sangue ou a linfa, gerando dessa forma uma resposta inflamatória sistêmica em nosso corpo. Essa situação é a chamada disbiose intestinal.

Publicidade