Índice deste artigo:

amendoim-magnesio

Você sabia que o magnésio é um dos nutrientes mais importantes para o corpo humano? É o que diz a nutricionista Serena Del Favero. Segundo ela, os benefícios são muitos. Ele é importante na produção de energia para o organismo, além de ter ação antioxidante. Além disso, ele é fundamental para a formação da serotonina e necessário à formação óssea.

O magnésio participa de aproximadamente 300 reações no organismo. Ele está associado à ativação de inúmeras enzimas no corpo humano, responsáveis por diversos mecanismos que são importantes para a saúde.

Também reduz a incidência de doenças cardiovasculares, e está envolvido no metabolismo de glicose e, por isso, é importante em pessoas com diabetes. "O magnésio relaxa os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial. O mecanismo que melhor explica tais benefícios é a participação do magnésio na formação do óxido nítrico, que é uma substância que dilata os vasos sanguíneos", diz ela.

Ele também está ligado ao trânsito intestinal. De acordo com Serena, o intestino preso, ou constipação, pode estar relacionado com deficiência de magnésio e, quando se recupera os níveis de magnésio, ocorre aumento do peristaltismo intestinal (movimento do intestino).

Publicidade