Índice deste artigo:

aveia-beneficios

Nas últimas décadas, a aveia tem recebido atenção por parte de profissionais da saúde em virtude de suas características nutricionais que exercem uma série de benefícios à saúde.

Por conta das evidências científicas atribuídas à aveia, relacionadas principalmente à saúde intestinal e cardiovascular, observou-se a popularização de seu consumo, o que levou este cereal a ser considerado no Brasil como um alimento com "Alegações de Propriedades Funcionais e/ou de Saúde" pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A aveia apresenta elevado valor nutricional dentre os cereais. Consiste numa excelente fonte de carboidratos, responsáveis pelo fornecimento de energia ao nosso corpo, e possui alto teor de proteínas quando comparada a outros cereais. Trata-se também de uma boa fonte de vitaminas do complexo B e de minerais como o manganês, selênio, magnésio, zinco e fósforo.

De acordo com a nutricionista Clarissa Fujiwara, o principal destaque da aveia, no entanto, é dado pela quantidade expressiva de fibras alimentares, especialmente as ß-glucanas, que consistem em fibras solúveis localizadas nas paredes celulares da aveia e que exercem os diversos efeitos benéficos conhecidos deste alimento à saúde.

Publicidade