Índice deste artigo:

pao-com-gergelim

Ele fica delicioso sobre o pão, mas você sabia que, além de gostoso, esse pequeno grão faz bem à saúde? Segundo a nutricionista Gláucia Hübner Gonçalves, o gergelim é um alimento que contém vários minerais, entre eles, o cálcio, o manganês, o ferro e o cobre, além de vitaminas.

Ele também é rico em fibras, proteínas e óleo de boa qualidade. "O tipo de óleo que ele contém é insaturado, ou seja, auxilia na redução do colesterol ruim e evita que o colesterol ruim se prenda à parede de vasos e artérias, evitando obstruções. Ele também tem ação anti-inflamatória no organismo", explica a nutricionista.

Por ser uma boa fonte de cálcio, auxilia na boa saúde óssea, no bom controle da pressão arterial e nas contrações musculares. A presença das fibras também auxilia no bom funcionamento do intestino, no bom controle do colesterol e favorece a desintoxicação do organismo.

Outro benefício do gergelim é que ele é rico em lecitina, que melhora a atividade dos nervos, principalmente no cérebro. Ele também tem potente ação antioxidante, protegendo o organismo da ação dos radicais livres e evitando o aparecimento de câncer e de Alzheimer, devido à vitamina E. "Por ser boa fonte de cobre, evita a flacidez da pele, previne a anemia, retarda o aparecimento de cabelos brancos, participa da formação óssea juntamente com o cálcio e outros elementos, além de melhorar a imunidade", explica Gláucia.

O ferro contido nele evita anemia, favorece a desintoxicação e, juntamente com o cobre, evita o aparecimento de flacidez, transporta oxigênio para todo o organismo e melhora a imunidade.

Já a presença do manganês garante uma adequada produção do principal hormônio da tireoide, auxilia no crescimento e desenvolvimento dos ossos, participa da coagulação sanguínea e, assim como o cobre, retarda o aparecimento de cabelos brancos.

Vitaminas do complexo B, em especial B1 e B2, também estão presentes no gergelim, tendo atuação na produção de hormônios e efeito antioxidante, respectivamente. Ele também contém proteína de alto valor biológico, ou seja, de fundamental importância para o crescimento, reparação e renovação dos tecidos.

Publicidade