Índice deste artigo:

mae-servindo-crianca

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, no centeio, na cevada, no malte e na aveia, e, por isso mesmo, presente em diversos alimentos, alguns deles verdadeiras delícias gastronômicas, como pizzas, massas e bolos. Porém, mesmo sendo tão comuns e tão saborosos, para uma parte da população esses alimentos podem ser nocivos à saúde. São os celíacos.

A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, caracterizada por atrofia total ou subtotal da mucosa do intestino delgado, com consequente má absorção de alimentos. Seu único tratamento é a dieta isenta de glúten.

O diagnóstico da doença celíaca é feito pela combinação de avaliação clínica, laboratorial e histológica, porém a biópsia de intestino delgado atua como confirmação do diagnóstico.

Ela geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida, podendo surgir em qualquer idade, inclusive no adulto.

Os sintomas mais comuns são: diarreia crônica ou intestino preso, distensão abdominal (barriga inchada), flatulência, cansaço, irritabilidade, incapacidade de ganhar peso, anemia, osteoporose e doenças inflamatórias, porém ela também pode não manifestar sintomas.

Publicidade