Índice deste artigo:

homens-prato-saudavel

Muito se fala em como manter o colesterol baixo, mas ele não é o único que merece atenção. A taxa de triglicérides também deve ser mantida em equilíbrio, pois em excesso pode causar pancreatites, doenças cardiovasculares, redução do HDL (bom colesterol) e obesidade.

Os triglicerídeos são gorduras compostas por três moléculas de ácidos graxos esterificados ao glicerol. Sua principal função é a reserva de energia e eles são armazenados principalmente no tecido adiposo (gordura corporal).

No sangue, a taxa de triglicerídeos deve ser menor que 150mg/dL. Mas o que fazer quando ele fica acima disso? A nutricionista Angela Ceccon explica que para reduzir os triglicerídeos é importante ter uma alimentação saudável, consumindo frutas e verduras e reduzindo o consumo de massas, pães, fritura, refrigerante e álcool. A prática de atividade física também é recomendada, conforme orientação médica. Segundo a nutricionista, o consumo de gorduras não deve ultrapassar 12% da composição da dieta e deve-se dar preferência às gorduras boas, provenientes de peixes, castanhas, linhaça, azeite de oliva, entre outros alimentos. "As gorduras são importantes como reserva de energia, formação de hormônios, por isso não devem ser retiradas totalmente da alimentação", afirma a nutricionista.

Vários estudos mostram a influência das gorduras poli-insaturadas (gorduras benéficas) na redução dos triglicerídeos, principalmente as gorduras do tipo ômega 3, presente na sardinha, no salmão, arenque, atum. Por isso, o conselho é optar pelo peixe cozido, grelhado ou assado, usando temperos naturais como tomilho, alecrim, limão. Segundo ela, o ideal é consumir peixe pelo menos duas vezes por semana.

Publicidade