Índice deste artigo:

fast-food-fritas

Você viu na última sexta-feira (25), aqui no Idmed, que um recente estudo realizado em dezenas de países pela Universidade de Auckland revelou que o consumo de alimentos fast-food (hambúrguer, batata frita, entre outros) por pelo menos três vezes por semana pode aumentar o risco de crianças sofrerem com asma, rinite e eczema.

Segundo a médica pediatra e professora da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, Gisela Ferrari, os estudos que relacionam algumas doenças com a obesidade não são recentes e vêm de aproximadamente quinze anos. "Tais estudos mostram um aumento da incidência de obesidade ao aumento de incidência de asma. Existem algumas inter-relações entre a asma, a obesidade e outros fatores relacionados, como o fator genético", afirma.

Gisela ainda alerta para um cuidado maior com as crianças, que precisam alimentar-se melhor em sua fase de desenvolvimento, com uma alimentação mais balanceada. "O pediatra deve orientar os pais em relação a uma alimentação mais diversificada, rica em vitaminas, legumes, frutas, etc. Isso acaba ocorrendo quando os pais dominam o fato de oferecer as coisas para as crianças. Com a alimentação saudável, isso deve ter uma frequência diária", orienta.

Publicidade