Índice deste artigo:

homem-salmao-colesterol

Uma grande revisão de estudos liderada por pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou na última semana que a redução do consumo de alimentos industrializados, aliada a um incremento de frutas e legumes frescos, pode aumentar os níveis de potássio na dieta e reduzir em até 24% o risco de um derrame cerebral.

Essencial para o funcionamento celular, o potássio atua como contraponto ao sódio, um componente do sal que está diretamente ligado à hipertensão, considerado o principal fator de risco para doenças cardiovasculares e derrames.

Quer saber mais sobre a importância desse nutriente para a nossa saúde? Confira na entrevista com o médico nutrólogo, clínico geral e doutor em Ciências de Alimentos, Professor Edson Credidio.

 

O potássio é um mineral que pode ser encontrado em quais tipos de alimento?

A vitamina K é encontrada em diversos alimentos, principalmente no fígado de porco, alface, couve, couve-flor, espinafre, repolho e em menor proporção nos cereais, como trigo e aveia. Os alimentos de origem animal a contêm em pequena proporção, com exceção do fígado e do leite de vaca.

 

Qual é a importância desse nutriente para a nossa saúde?

A vitamina K (ubiquinona) auxilia na produção de protrombina, um composto necessário na coagulação sanguínea normal. Também desempenha um papel significativo na mineralização óssea e, portanto, na manutenção da cicatrização normal de ossos e fraturas.

Publicidade