Índice deste artigo:

amendoim-bolo

O amendoim é, certamente, um dos petiscos mais consumidos nos bares e residências do Brasil, além de combinar bem com a cerveja, uma das paixões nacionais. Ele também é ingrediente em outras receitas, como o pé de moleque, paçocas e canjicas, mas precisa ser consumido com moderação, independentemente do tipo (japonês, com/sem casca, com/sem sal).

"Ao avaliar a composição nutricional do amendoim, verifica-se que a semente contém aproximadamente 43% de lipídios, 30% de proteína, 15% de carboidrato, 9% de fibra e 2% de cinzas, valor que corresponde ao conteúdo de minerais. Em relação ao perfil lipídico, o amendoim apresenta alto teor de ácidos graxos insaturados", afirma a nutricionista Ana Paula Boroni.

A importância nutricional do amendoim, além da densidade de nutrientes e perfil de ácidos graxos, está relacionada à presença de fibra alimentar, vitaminas antioxidantes, ácido fólico, magnésio, potássio, alto teor de arginina e compostos bioativos, como, por exemplo, o resveratrol.

Com relação ao alto valor calórico do amendoim, Ana Paula destaca que ele é um alimento energeticamente denso, já que quase a metade da semente é constituída de lipídio (43%). Dessa forma, ao consumir uma porção de apenas 30 g, que equivale a duas colheres de sopa ou uma mão fechada, a pessoa está ingerindo um valor próximo de 170 kcal.

Publicidade