Índice deste artigo:

mao-cereais

Farinha de trigo e arroz integrais, centeio, aveia e suas diferentes formas de processamento (farelo, farinha e grãos): o que esses ingredientes possuem em comum? Todos eles estão entre alguns dos alimentos integrais mais consumidos pela população brasileira, que gradualmente tem optado por uma alimentação mais saudável, rica em fibras alimentares, tão importantes para a normalidade da função intestinal.

Mas, afinal, o que a alimentação integral pode oferecer de bom para a nossa saúde em termos gerais? Segundo a nutricionista Gitane Fuke, a boa opção de introduzir cereais e farinhas nas refeições pode melhorar a qualidade de vida e diminuir o risco de certas patologias, além do fato desses alimentos possuírem proteínas, vitaminas e minerais.

"O consumo regular de uma alimentação integral pode diminuir as chances de desenvolver doenças, como diabetes, hipertensão arterial, elevação do colesterol e triglicerídeos, prevenindo também doenças do coração", afirma Gitane.

Além desses benefícios, a nutricionista destaca ainda que o consumo das farinhas e dos cereais melhora a tolerância ao açúcar do sangue (glicose), além de prolongar a sensação de saciedade, aumentar a satisfação e diminuir as taxas do colesterol LDL, o famoso colesterol maléfico à saúde.

Publicidade