Índice deste artigo:

arvore-de-natal-iluminada

Dezembro é um mês cheio de confraternizações, festas, happy hour e ainda tem o Natal e o Ano-Novo, época sinônimo de guloseimas. Mas, se você não quer colocar a perder toda a alimentação saudável do ano todo, veja algumas dicas da nutricionista Eroni Lupatini.

Segundo ela, esse não é o momento de se privar das delícias à mesa. Tudo é permitido, nada é proibido, desde que haja moderação. "Deixar de consumir nesta época do ano, quando a mesa está mais farta e enfeitada, quando todos festejam o prazer de comer, é submeter-se a um duplo castigo, a uma tortura que trará tristeza e insatisfação. Sem contar que, normalmente, o fato de não resistir traz um enorme sentimento de culpa, então o melhor a se fazer é consumir com moderação", explica ela.

A preocupação de muita gente neste período é com os quilinhos extras, mas, segundo a nutricionista, o mais importante é se preocupar com as práticas alimentares ao longo das semanas e meses seguintes. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem a reeducação alimentar.

Essa regra de conduta vale certamente para as refeições ao longo do ano, quando as comidas gordurosas, os empanados e hambúrgueres costumam sobrepor-se aos pratos de salada, legumes e peixes. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as eventuais recaídas. "Uma feijoadinha só não vai estragar o verão. Assim como os excessos de fim de ano não comprometem a conduta de boa alimentação que se adotou ao longo do ano, ou que se pretende adotar. O organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando o cotidiano é mantido com alimentação balanceada", diz ela.

Publicidade