Índice deste artigo:

comer-hamburguer

O hambúrguer é considerado por muitos jovens que vão morar longe dos pais uma verdadeira salvação para as refeições. Isso porque ele é uma fonte de proteína fácil e rápida de preparar, além de ser um ingrediente indispensável em lanches e sanduíches, que também são bastante consumidos por crianças, adolescentes e, por que não, adultos.

Apesar de entrar no grupo de alimentos proteicos e ser fonte desse nutriente, uma vez que a principal matéria constituinte é a carne ou soja (no caso do vegetariano), o hambúrguer deve ser visto com restrições, segundo a nutricionista Angélica Aparecida Maurício.

"Um dos hambúrgueres industrializados de carne bovina tem na sua composição 12 g de proteína e 14 g de gordura. Desses 14 g, 5,3 g são de gordura saturada e 1,5 g de gordura trans, o que indica que o uso indiscriminado desse alimento pode levar a um aumento no peso corporal e ao acúmulo de gordura em forma de colesterol no organismo, entre outras doenças associadas", afirma.

Outro problema relacionado ao consumo excessivo de hambúrguer é o excesso de sódio. De acordo com a informação nutricional de uma das marcas comerciais de grande circulação, uma unidade e meia (80 g) de hambúrguer fornece 820 mg de sódio, que corresponde a 34% do sódio que podemos consumir no dia, ou seja, de 2400 mg.

"Assim, é possível dizer que esse produto é rico em sódio e deve ser evitado, pois pode levar ao aumento da pressão arterial, retenção hídrica, entre outros problemas de saúde", alerta a nutricionista.

Publicidade