Índice deste artigo:

vaso-sanitário-fezes

A dificuldade em ir ao banheiro é um problema subestimado por muitas pessoas, mas que pode trazer consequências bastante preocupantes. Uma delas é a ocorrência de sangramentos nas fezes, uma queixa nada incomum e que, na maioria dos casos, provém de doenças do orifício anal, hemorroidas e fissuras.

"O doente precisa estar atento para informar ao médico sobre as características da presença do sangue no material fecal: sangue vivo, vinhoso ou negro. Cada uma das colorações está ligada à região que origina essa perda. Outra observação importante diz respeito à presença ou não de coágulos. Se positiva, sugere sangramento interno e não da borda anal", alerta o médico gastroenterologista Sender Miszputen.

Entre outras doenças que podem ser acompanhadas de perdas sanguíneas pelas fezes, as hemorroidas estão entre as mais frequentes. No entanto, mesmo havendo sinais e sintomas convincentes para essa hipótese, o especialista precisa analisar detalhadamente algumas condições associadas à queixa principal para ter maior segurança de aceitar ou não a doença como causa exclusiva do sangramento.

"Tais condições envolvem eventuais mudanças no hábito evacuatório e características do bolo fecal, como cor, volume, calibre, presença de muco, dor abdominal ou anal", completa Sender.

Além das hemorroidas, o gastroenterologista cita os sangramentos de divertículos, as más-formações vasculares, a doença inflamatória intestinal, as infecções intestinais por bactérias ou parasitas e os tumores colorretais como outras principais causas para a ocorrência de sangramento nas fezes.

Publicidade