Índice deste artigo:

efeito platôDá-se o nome de efeito platô à estabilização do peso após um período de dieta e isto significa uma adaptação do organismo à restrição de calorias. Este termo refere-se exatamente ao fato que a perda de peso, que vinha progredindo, dá uma parada e, se isto fosse representado em um gráfico, veríamos que a linha que vinha descendo (fase de perda de peso), passa a ficar quase horizontal, ou seja, faz um platô.

O desenvolvimento humano nos ajuda a entender esta reação do organismo: ao longo do tempo houve grandes períodos de falta de alimentos. Durante os mesmos, o ser humano não teria sobrevivido caso não tivesse mecanismos de guardar energia, sob a forma de gordura, nos defendendo assim de definhar até a morte por falta de comida. Por este motivo, toda vez que a oferta de alimento está diminuída, como ocorre quando se faz uma dieta, chega um ponto em que a pessoa para de perder peso, atingindo um ponto de equilíbrio em que não é gasta mais energia do que a que é ingerida. O tempo no qual isto ocorre é variável e depende de inúmeros fatores, mas é comum ocorrer pela primeira vez após cerca de três meses de dieta (a pessoa pode apresentar mais de um período de platô).

Mudanças corporais e hormonais também participam desta estabilização do peso, sempre na tentativa de poupar o organismo da privação de alimentos. Por exemplo, a leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo (gorduroso) que atua na regulação do peso tanto agindo na ingestão de alimentos quanto no metabolismo celular. Assim, uma das suas funções é fazer o cérebro entender a sensação de saciedade. Isto quer dizer que, após a ingestão de alimentos, a produção de leptina faz o organismo entender que foi alimentado e que a pessoa não precisa comer mais. Se este hormônio não age adequadamente, o organismo não tem a percepção adequada de saciedade. Com a diminuição do tecido adiposo decorrente da própria dieta, a produção de leptina diminui, até que, em certo ponto, é insuficiente para produzir esta sensação de saciedade, fazendo com que haja pequenos “escapes” e a pessoa fuja da dieta.

Publicidade