Índice deste artigo:

dieta funcionalO que é a dieta funcional?

Considerando que dieta é algo fixo com as mesmas características, não pode ser considerada funcional, pois as condutas da nutrição funcional se baseiam na individualidade bioquímica, portanto, não existe uma dieta funcional padronizada e sim conceitos de nutrição funcional que irão ser manipulados conforme necessidade individual.

 

Como a dieta funcional age no organismo?

As condutas funcionais vão agir em diversas etapas no metabolismo, dependendo das necessidades individuais. Por exemplo, para um indivíduo estressado irá ser fornecido maiores nutrientes que são depletados neste estado fisiológico, como Magnésio, Zinco e Vitamina C. Para pacientes com diabetes ou resistência à insulina serão ofertados mais nutrientes que auxiliam o funcionamento da ação da insulina como Cromo, Vanádio, Zinco, Biotina, Piridoxina, entre outros.

Portanto, no geral, será buscado um equilíbrio orgânico, a fim de, que todos os sistemas funcionem adequadamente no organismo, para isso, dependendo de cada caso necessitará de condutas individualizadas para buscar o equilíbrio dos sistemas ou mecanismos que estão em mau funcionamento.

 

É possível perder quantos quilos por mês?

Como o tratamento com a nutrição funcional não é algo fixo, muitas vezes a intenção não é perder quilos, mas mesmo quando a intenção é esta, fica muito complicado especificar quantos quilos, pois irá depender de cada caso. Muitas vezes os pacientes perdem mais quilos do que seria o recomendado em um emagrecimento saudável, mas não perdem este peso de gordura ou porque estão desnutrindo, muitas vezes é o acúmulo de líquidos que interfere muito no peso total, que pode ser melhorado em poucas semanas com a nutrição funcional.

Assim, como há aqueles pacientes inflamados e com uma carga tóxica no organismo que só conseguem uma real diminuição de gordura corporal através de condutas que irão auxiliar a diminuição desta inflamação e diminuição de exposição às toxinas ambientais, encontradas inclusive na alimentação. Existem mais de 4000 substâncias adicionadas aos alimentos.

 

Quem pode fazer essa dieta?

Na verdade todos deveriam fazer uma alimentação funcional, pois é uma alimentação saudável que busca identificar as necessidades individuais das pessoas. Portanto, com acompanhamento nutricional funcional todos deveriam seguir estas condutas. Mais uma vez, não é uma dieta fixa com restrições de nenhum tipo de nutriente, e sim, uma alimentação equilibrada.

Publicidade