Índice deste artigo:

alimentação no invernoCom a chegada do inverno, muitas pessoas alegam que aumentam de peso, pois sentem mais fome. É natural que o apetite aumente nos dias frios, já que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo, e para compensar esse gasto energético ele necessita de maior ingestão de calorias, aproximadamente 30% a mais do que nos dias quentes. Muitos indivíduos acabam ingerindo mais calorias que o necessário e abusando das refeições gordurosas, o que pode levar ao aumento de peso, colesterol e problemas com fígado.

 

Durante os dias mais frios é necessário que haja um controle na alimentação usando o bom-senso; se o intuito é emagrecer ou manter o peso, não é recomendado dietas radicais, pois elas podem causar prejuízos à saúde, como anemia, úlcera, gastrite e problemas de digestão. O ideal é manter uma dieta equilibrada com alimentos nutritivos, além de substituir os alimentos calóricos e gordurosos.

A energia rápida vem dos carboidratos como massas, pão, bolo, torrada e doces. Assim fica mais fácil compreender por que sentimos mais vontade desses alimentos com o clima frio. Também é comum querermos tomar algo quente para aquecer o corpo, como um chá, mas logo vem a vontade de tomar chá com torrada ou bolacha; o mesmo acontece com a sopa que vem acompanhada por um pão.

No inverno é importante controlar a quantidade e qualidade do que é consumido, já que esse gasto extra de energia é mínimo em relação à quantidade de caloria ingerida. O aumento de peso pode acabar sendo rápido e imperceptível, pois muitas pessoas diminuem a prática de atividades físicas durante o frio.

Publicidade