Índice deste artigo:

dietas restritivasA maioria das pessoas quer emagrecer 8 kg ou mais em 1 mês, mas se esquecem dos riscos à saúde. Para aqueles apressadinhos, sempre questiono: o peso extra com o qual você está hoje ganhou em 1 mês apenas? Então, não será em 1 mês que irá emagrecer tudo. Vá com calma! O ideal é emagrecer de 3 a 4 kg por mês de forma saudável.

 

As dietas restritivas ou da moda (dieta da USP, dieta da sopa, dieta da proteína e outras) emagrecem, sim, mas o efeito sanfona acontece, engordam novamente e prejudicam o organismo devido a baixas calorias e nutrientes. Alguns riscos dessas dietas são: desnutrição, cansaço, queda de cabelo e hipoglicemia, podendo chegar a desmaios e ao coma devido à baixa oferta de alimentos.

Cada pessoa possui sua TMB – Taxa de Metabolismo Basal –, que são as calorias mínimas que necessita para as funções vitais (coração, pulmão, cérebro...), e geralmente as dietas da moda ou restritivas não respeitam a TMB, deixando a pessoa fraca, sonolenta, suando frio, com tremores, fome e correndo todos os riscos listados acima.

Existem aquelas pessoas que associam as dietas da moda aos medicamentos para emagrecer, sem prescrição médica, aumentando ainda mais os riscos à saúde.

Publicidade