Índice deste artigo:

alimentos leves podem engordarQuando se inicia uma dieta, opta-se por diminuir a quantidade de doces e frituras e aumentar a quantidade de frutas, verduras e legumes. O exagero destes alimentos pode engordar?

Com certeza, qualquer alimento consumido em excesso pode causar sobrepeso e/ou obesidade. No caso das verduras e legumes, por exemplo, precisamos também estar atentos aos molhos que os acompanham– certos molhos podem ser verdadeiras ciladas nos cardápios! A saída é optar pelos molhos mais naturais, como: limão, ervas, iogurte ou versões light.

 

Que verduras, legumes e frutas são considerados mais calóricos?

Os mais calóricos são: abacate, banana, cenoura, beterraba... Saliento que isso não significa que devemos eliminá-los do cardápio, mas sim ficarmos atentos às quantidades ingeridas. Um dos segredos para manutenção ou redução de peso é o equilíbrio do plano alimentar!

 

Bolachas de água e sal, de amido de milho e barrinhas de cereais, que são considerados opções menos calóricas para o lanche, podem estragar a dieta?

Se forem consumidas em excesso sim. É fundamental uma leitura atenta aos rótulos, a fim de comprar produtos com redução de gorduras (saturadas e trans), açúcares e calorias. Prefira as versões integrais, pois o consumo desses alimentos dificulta o armazenamento de gordura corporal, além de proporcionar mais saciedade e conter menor teor de gordura.

 

Retirar a carne e substituí-la por soja ou grãos de quinua durante a dieta pode ajudar a emagrecer?

Não necessariamente, quando falamos em emagrecimento (redução de gordura corporal) é necessário levarmos em consideração as quantidades. Isso sim funciona. É possível manter a carne no cardápio desde que na quantidade certa.

Publicidade