Índice deste artigo:

inverno e dietaPor que durante o inverno existe a dificuldade em seguir dietas e fazer atividades físicas?

Para manter nossa temperatura estável, gastamos energia. No frio, esse gasto aumenta e, por isso, tendemos a ficar mais quietos, preservando nossas reservas. Buscamos ficar o mais aquecido possível e gastar o mínimo de energia, daí surge a “famosa preguiça” de realizar nossas atividades rotineiras e principalmente atividades como ir pra academia ou correr na praia.

 

Com o inverno, nosso organismo necessita de 10% a mais de calorias para manter nosso corpo aquecido e assim, muitas pessoas acabam ingerindo além disso e ganhando peso. Alimentos como frutas e saladas não são tão ingeridos nesta época, pois são alimentos que não aquecem o corpo. Os mais comumente escolhidos são os quentes e mais calóricos, que promovem maior sensação de saciedade e fornecem mais energia, além de possuírem mais calorias. Algumas pesquisas demonstram que muitas pessoas ganham nesta época de 2 a 5 quilos.

Portanto, vale a pena incluir na nossa alimentação diária refeições mais quentes e com poucas calorias, que irão permitir que nosso corpo se mantenha aquecido. Shakes ou frutas aquecidas, chás e sopas são opções interessantes que permitem o aquecimento corporal e a ingestão de poucas calorias. “É a temperatura da comida, mais do que as calorias, que mantém o corpo aquecido”.

Uma dica valiosa para quem quer manter o ritmo neste inverno é fazer um bom aquecimento antes de iniciar a atividade física. Isso é importante porque nesta época a musculatura fica mais contraída, facilitando a ocorrência de lesões.

O horário mais indicado para realização de exercícios físicos é no início da manhã, para ativar o cérebro e permitir que nosso corpo trabalhe com mais disposição ao longo do dia. Além disso, a ingestão hídrica é super importante, para contribuir na manutenção da temperatura corporal.

Publicidade