Índice deste artigo:

efeito platôO que é o efeito platô?

Efeito platô é a estabilização do peso por um período de tempo, ou seja, a redução de peso (emagrecimento) para de acontecer de forma contínua. Para mudar esse quadro é fundamental um acompanhamento nutricional que utilize estratégias eficazes.

 

Por que o peso se estabiliza, mesmo se a pessoa estiver suando a camisa e economizando calorias?

Existem várias variáveis que explicam esse fato. Para saber exatamente a causa do efeito platô, o atendimento personalizado se faz necessário.

Saiba que, quando se começa a dieta, se necessita de um aporte maior de calorias. À medida que a pessoa vai emagrecendo, esse aporte diminui, logo existem 2 estratégias para isso: diminuir mais as calorias do plano alimentar ou aumentar a atividade física (é possível fazer as 2 estratégias ao mesmo tempo, desde que com orientação nutricional).

Outra causa comum desse efeito é a retirada total de gordura do cardápio, pois as mesmas são necessárias para o bom funcionamento do organismo e absorção de vitaminas lipossolúveis. Logo as gorduras (ácidos graxos essenciais) ajudam no emagrecimento.

 

Todos que desejam emagrecer passam pelo efeito platô?

Não necessariamente. Vale saber que pessoas com dieta bem orientada e com acompanhamento dificilmente vão passar por esse efeito e se passarem é possível contornar rapidamente, ou seja, 1 semana é o suficiente para trabalhar o metabolismo e possibilitar à pessoa voltar a emagrecer com eficiência.

 

Quem passa pelo efeito platô se sente desanimado e culpado. Essa culpa é justa?

Sim, pois a pessoa continua fazendo sacrifícios e não consegue colher resultados (o que é frustrante). Mas a culpa não é justa uma vez que o organismo é que se acostumou com a situação. É fundamental ter força de vontade para continuar e utilizar as estratégias disponíveis.

Publicidade