Índice deste artigo:

dieta ortomolecular

A dieta ortomolecular é a opção escolhida por muita gente para perder peso e melhorar a qualidade de vida. Para os leigos, entretanto, muitas dúvidas surgem no meio do caminho, alimentados por informações erradas que surgem na internet. Para tirar todas estas dúvidas, convidamos o Dr. Jorge Jamili, especialista no tema pela Sociedade de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro. Veja na entrevista abaixo.

 

 

frutas-cafe-da-manha

Um e-mail que circula pela internet afirma que a dieta ortomolecular ensina que o ideal é consumir frutas com o estômago vazio. Isso é verdade?

 

Sim. O alimento ideal pela manhã são as frutas. Elas oferecem o que o organismo necessita naquele momento do dia, ou seja, energia rápida através da frutose, fibras para o bom funcionamento intestinal, água para a hidratação, vitaminas e minerais, e ainda ajudam a alcalinizar o organismo, equilibrando seu pH, que deve ser sempre ligeiramente alcalino e nunca ácido, pois, quanto mais ácido, maior a tendência às doenças. Todos esses processos são otimizados caso comamos as frutas com o estômago vazio, pois o organismo recrutará apenas as enzimas necessárias para a digestão das frutas, que se processará mais rápida e facilmente. Quando misturamos proteínas às frutas, lentificamos a digestão e solicitamos mais esforço do organismo. O ideal é comermos um lanche baseado em proteínas entre o café da manhã e o almoço.

Esse lanche entre as refeições principais é fundamental para as pessoas que desejam diminuir medidas, pois o organismo recorre a mecanismos muito eficientes de sobrevivência quando ficamos mais que 3 horas sem alimento. Nosso cérebro primitivo reconhece que podemos estar passando por um período de escassez de alimentos, e iniciar vários processos de economia, sendo que nossa moeda de poupança são as gorduras, e priorizará outras vias metabólicas diferentes para obtenção de energia, poupando as indesejáveis (na maioria das pessoas) reservas de gordura. Para inibir esse processo, basta realizar lanches adequados entre o desjejum e o almoço e entre o almoço e o jantar. É importante que esse lanche seja de proteínas, pois, além de saciar a fome por mais tempo, não iniciará a cascata hormonal que os carboidratos proporcionam, produzindo mais fome após algum tempo.

 

Publicidade