Índice deste artigo:

Nova técnica no combate da obesidade é alternativa à cirurgia bariátrica

Uma nova técnica para o tratamento da obesidade em indivíduos com Índice de Massa Corporal (IMC) maior do que 27 tem sido adotada no país (calcule o seu IMC clicando aqui). É a técnica do balão intragástrico, uma prótese de silicone inserida no estômago por endoscopia e que tem como objetivo servir de alternativa para outros tratamentos como o medicamentoso e a cirurgia bariátrica.

Mas, afinal, o que essa técnica oferece de diferente em relação aos outros tratamentos? Para explicar mais detalhes, convidamos o Dr. José Afonso Sallet, especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da Federação Internacional para a Cirurgia da Obesidade (IFSO).


O que é a técnica do balão intragástrico para o tratamento da obesidade e por que ele é recomendado para pessoas com IMC acima de 27?

O Balão Intragástrico é uma prótese de silicone inserida no estômago por um procedimento endoscópico simples (não é cirurgia) e que tem por finalidade promover a saciedade precoce, permitindo ao paciente comer menos e, consequentemente, a perda de peso.

O objetivo desse tratamento é muito mais do que simplesmente estético, pois visa prevenir que essas pessoas evoluam para a obesidade e doenças associadas, cujo tratamento final, em 50% dos casos, pode se fazer necessário: a cirurgia bariátrica, com seus riscos e efeitos colaterais inerentes ao procedimento.

Publicidade