Índice deste artigo:

Óleo de cártamo: o milagre é de graça?

A população está sempre em busca de um novo milagre que a faça emagrecer de maneira prática, rápida e fácil. Não é à toa que sempre surgem novos métodos milagrosos que prometem resultados cada vez mais efetivos. Nos últimos tempos, o milagre para intensificar esse culto ao corpo tem sido o óleo de cártamo.

A revista Woman's Health recentemente publicou uma reportagem sobre este primo do gergelim, que tem sido vendido em cápsulas com a promessa de acelerar o gasto energético, diminuir o depósito de gorduras, aumentar a queima do estoque de gordura já existente, atenuar a celulite, inibir o apetite, aumentar a massa muscular, além de ajudar na redução do colesterol.

Mas, quando a esmola é demais, o santo desconfia! Infelizmente, os resultados das pesquisas não correspondem tanto a essas expectativas.

O óleo de cártamo surgiu no mercado com o propósito de substituir o CLA (ácido linoleico conjugado), o qual era muito utilizado para auxiliar no emagrecimento, especialmente na redução da gordura corporal e aumento da massa muscular. Por não haver comprovação de sua segurança e eficácia, em 2007 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu sua comercialização no Brasil (e está proibida até hoje!).

Publicidade