Índice deste artigo:

mulher-balanca-emagrecer 

Perder peso pode ser tarefa difícil para algumas pessoas, principalmente para aquelas cujo metabolismo é lento. Segundo a nutricionista Marcella Lamounier, metabolismo lento é aquele que não consegue gastar toda a energia e, consequentemente, ganha peso.

Mas a boa notícia é que alguns alimentos ajudam a acelerá-lo, como os alimentos termogênicos, por exemplo. Eles têm a capacidade de facilitar a queima de gordura, por causa da presença de algumas substâncias químicas em sua composição. São exemplos de alimentos termogênicos: chá-verde (catequinas e cafeína), gengibre (gingerol), pimenta vermelha (capsaicina), guaraná em pó, alho, cebola, couve, brócolis, acelga, mostarda, kiwi, cacau, azeite de oliva, abacate, castanha-do-pará, laranja, algas de tipo Chlorella, soja, café, uva, canela, óleo de coco, peixes, entre outros. "Deve-se frisar que os alimentos termogênicos são coadjuvantes na aceleração do metabolismo. A ingestão excessiva pode causar algum malefício à saúde. Logo, a orientação de um profissional da saúde se faz necessária para cada caso", explica Marcella.

Acompanhe outras dicas dadas pela nutricionista para acelerar o seu metabolismo e perder peso:

 

1 - Tenha uma alimentação equilibrada e variada.

Para que uma pessoa não sofra com alterações metabólicas, é importante ter uma alimentação com a quantidade de calorias diárias que atendam as suas necessidades. O excesso de calorias faz com que o corpo armazene essa "quantidade extra", posteriormente necessitando que ele aumente o metabolismo para gastar essas calorias a mais. Já a falta de calorias estimula o corpo a reduzir o metabolismo para poder preservar o corpo, por questão de sobrevivência.

A alimentação variada também auxilia na manutenção do metabolismo, pois o corpo precisa de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais para funcionar bem. Por isso, as frutas, verduras, carnes, leguminosas, cereais integrais, leite e produtos derivados devem estar presentes diariamente no cardápio.

Publicidade