Índice deste artigo:

sibutramina-perda-peso

A sibutramina é um medicamento muito utilizado no controle da obesidade e na perda de peso, mas, de acordo com o endocrinologista e metabologista Hamilton Junqueira Júnior, deve ser usada de forma adequada e receitada por médicos experientes.

Segundo ele, a sibutramina é um excelente sacietógeno (aumento da saciedade) e é muito eficiente no controle do apetite e na perda de peso. Ela age no organismo através do sistema nervoso central, induzindo a perda do apetite e acelerando nosso metabolismo corporal.

De acordo com Junqueira, ela só é indicada em casos de obesidade, mas a obesidade tem vários estágios, desde o sobrepeso até a superobesidade, passando por obesidade grau I, II, III. "O medicamento pode ser usado por pacientes com sobrepeso, mas desde que seja indicado e prescrito por um médico experiente. Caso contrário, existem grandes riscos para o paciente", explica ele.

As principais contraindicações são para os pacientes que possuam algum tipo de risco cardiovascular ou doença psiquiátrica, como, por exemplo, pressão alta, angina, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca, psicoses ou depressão grave. "O problema é que nem sempre sabemos se somos portadores de alguma doença cardiovascular ou psiquiátrica, motivo pelo qual somente médicos experientes devem prescrever a sibutramina", diz Junqueira.

Publicidade